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  • Por Gilson Sena

O cliente compra mais rápido quando o produto é escasso


Um dos principais gatilhos mentais utilizados pelo marketing e por vendedores mais experientes é a “Escassez”. Esse sem dúvida é o mais poderoso e que traz retorno rápido para a sua empresa.

Antes de explicar como funciona, devo esclarecer o que são: Gatilhos mentais são mecanismos internos e subconscientes, eles são ativados sempre que precisamos tomar uma decisão. Para não sobrecarregar a parte consciente do cérebro, o subconsciente age tomando a melhor decisão possível aparente. Assim o cérebro não precisa refletir tanto para qualquer tipo de ação ou reação.

Após essa breve explicação sobre o que são gatilhos mentais, agora podemos entrar especificamente no gatilho da escassez, que pode ser utilizado em qualquer tipo de negócio e em diversas situações.


A situação mais comum é quando utilizadas em lojas, fazendo promoções rápidas e super limitadas: Desconto de 50% para os 20 primeiros clientes; Faça sua matrícula no curso X, restam apenas 02 vagas. A tendência é acelerarmos a compra para não ficar de fora. Como a oferta é limitada, o cérebro entende que é uma excelente oportunidade e acelera a decisão de compra. Um outro exemplo muito claro disso é quando fazemos pesquisas de hotéis em sites especializados, em quanto pesquisamos, aparece em vermelho: APENAS 02 APARTAMENTOS DISPONÍVEIS. Para não perder a oferta, clica-se rápido e faz a reserva.


Agora pense como colocar em pratica na sua loja. Aproveite a Black Friday e use a criatividade. É importante lembrar que as ofertas devem ser verdadeiras.


* Gilson Sena é graduado em Administração de Pequenas e Médias Empresas, pós-graduado em Jornalismo político, palestrante e consultor de vendas, empresário e sócio diretor de várias empresas; Practitioner em Programação Neurolinguística – PNL; Coach de intervenção estratégica em PNL; Treinador de vendedores pela Referência Cursos; presidente da CDL de Luís Eduardo Magalhães e autor do livro Venda Mais Agora.

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